Tendência

Decoração em estilo industrial

O estilo industrial surgiu nos anos 50, nos Estados Unidos, quando os antigos galpões de Nova Iorque começaram a ser transformados em residências por artistas e intelectuais, criando os famosos lofts.

Estas residências tinham os ambientes abertos e integrados e não escondiam as características originais dos galpões. Esta estética tão peculiar fez sucesso e é reproduzida até hoje, mesmo em apartamentos comuns e ambientes não industriais.

Veja as principais características:

Concreto à mostra

decoração industrial

Imagem: Casa Claudia

Ao se deparar com uma viga de concreto, o que muitos fazem é colocar um forro de gesso para esconder. No estilo industrial as vigas são assumidas e ficam assim mesmo, sem revestimento, com o concreto aparente.

O concreto aparece também nas paredes, nos pisos e até nos móveis, sem qualquer tipo de revestimento. Já tem post aqui no blog com 5 maneiras de obter efeito de concreto em casa.

Tijolo aparente

estilo industrial

Imagem: Casa Vogue

Pra quem não tem as paredes com tijolinhos aparentes vale revestir pelo menos uma parede. Existem também revestimentos falsos como os papéis de parede, que são mais fáceis e rápidos de aplicar e não fazem sujeira, mas o resultado não fica tão legal quanto o próprio tijolo.

Conduítes de energia e tubulações aparentes

estilo industrial

Imagem:Decoholic

Ao invés de embutidas nas paredes as tubulações ficam todos aparentes como nas fábricas. A principal vantagem é na hora de uma reforma ou manutenção, fica fácil de mudar os pontos de luz ou adicionar mais tomadas, por exemplo, sem precisar quebrar as paredes.

Estruturas e móveis de metal, ferro e aço

estilo industrial

Imagem: Egue & Seta

Os materiais puros são a peça chave da decoração industrial. Concreto, tijolo, madeira e metal aparecem sem pintura, em suas características originais. O ferro e o aço aparecem nos móveis, nas estruturas, nos eletrodomésticos, tubulações e nos objetos decorativos.

Ambientes integrados

estilo industrial

Imagem: DT Estúdio

A maioria das casas neste estilo não tem paredes para dividir os ambientes, eles são integrados e com poucos móveis, criando assim, ambientes mais flexíveis e uma sensação de amplitude.

Iluminação

estilo industrial

Imagem: Gostei e agora

Luminárias de metal, pendentes, lâmpadas aparentes e fios enrolados fazem parte da iluminação no estilo industrial. Outra boa pedida são as luminárias em formato de letras e símbolos, que lembram os letreiros antigos das fábricas e do comércio. Elas estão super em alta e tem um post aqui no blog sobre elas também.

Madeira

decoração industrial

Imagem: Desire to Inspire

A madeira é usada em seu estado bruto, não precisa estar perfeitamente lixada e nem envernizada. Os pallets, caixotes de feira e a madeira de demolição podem ser reaproveitados e combinam muito bem com a decoração.

Outras inspirações no estilo industrial

estilo industrial

Imagem: Desire to Inspire

estilo industrial

Imagem: Decora Blog

estilo industrial

Imagem: Decoracion y Mobiliario

estilo industrial cozinha

Imagem: Gostei e agora

O estilo industrial não precisa ser usado em todos os elementos da decoração. Até que fica mais interessante a mistura de elementos clássicos e modernos, combinando a frieza do metal e do concreto com móveis mais sofisticados.

E você, o que achou? Qual característica deste estilo mais combina com a sua casa?

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply