Decoração

Jardim vertical em casa

5 tipos de jardim vertical perfeitos para espaços pequenos, um deles deve ser o ideal pra sua casa

Com o crescimento das cidades a maioria das pessoas passou a morar em apartamentos ou em casas pequenas, muitas vezes sem espaço para um jardim. O jardim vertical é uma ótima opção para quem gosta do contato com as plantas mas tem pouco espaço em casa.

Ele pode cobrir uma parede inteira ou simplesmente aparecer como um quadro de plantas ou um móbile de vasos. O que vai determinar o que é melhor em cada lugar são: o tamanho do ambiente e também as condições de vento e sol. Veja só quantas opções existem e qual deve ser a melhor pra sua casa:

1 – Jardim vertical com vasos na parede

Jardim vertical

Imagem: Shannon McGrath

Com vasos pequenos ou grandes, no quintal ou na sacada de um apartamento, as alternativas são infinitas para um jardim com vasos.

Jardim vertical com vasos

Imagens: Casa e Jardim e Casa Vogue

As plantas devem ser as de raízes delicadas, para não danificar os vasos. Mas é importante verificar as condições de vento e insolação do local antes de escolher as espécies certas.

2 – Jardim na estante

Jartim vertical

Imagens: Pinterest e UOL

Não é só de livros que vive uma estante. Dispor plantas em uma estante é uma maneira super simples de organizá-las ocupando pouco espaço. Dá até pra fazer uma horta assim, já imaginou?!

3 – Móbile de plantas

jardim vertical

Imagens: Centro Garden e Pinterest

Os móbiles são uma opção bem inusitada para o jardim vertical. O ideal é usar plantas que precisem de pouca água e é indispensável que não haja vento no local aonde o móbile vai ficar.

4 – Jardim vertical cobrindo o muro

Jardim vertical

Imagem: Gilberto Elkis Paisagismo

Esse tipo de jardim é o meu favorito, mas não é pra qualquer um, deve ser feito por profissional especializado e precisa de manutenção periódica. O sistema de irrigação e até a terra são específicos pra este tipo de instalação.

Jardim vertical

Imagens: Pinterest e Ana Meirelles

5 – Como um quadro

Jardim vertical

Imagens: Viva Decora e Ecotelhado

Dentro de casa ou no jardim, o quadro vivo se encaixa em qualquer cantinho. Além de tudo é fácil de fazer e de cuidar. Veja como fazer um jardim vertical deste tipo no vídeo a seguir:

E então, se animou para fazer um jardim vertical? Qual seria a melhor opção para sua casa?

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply