Como usar Decoração

Como Combinar Móveis Coloridos (7 maneiras!)

Assim como a moda de vestuário, a moda da casa vai e volta com com o passar dos anos. É muito mais devagar, é verdade, porque ninguém reforma a casa ou troca os móveis a cada estação. Mas ultimamente estamos vendo uma volta dos anos 70, tanto em casa quanto no vestuário. Nas casas, o que marcou essa década foram os móveis coloridos.

Quando pensei neste post, lembrei imediatamente da casa da minha vó, que quando eu era criança, tinha armários vermelhos na cozinha e azulejos estampados. Mas naquela época, nos anos 90, já estava fora de moda e tudo que minha vó queria eram armários brancos e azulejos lisos!  Depois de tanto tempo sendo brega, eis que as cores e estampas voltam pra nossa casa com força total, e ao mesmo tempo em que voltamos a usar calças boca de sino flare.

Agora as lojas estão cheias de móveis coloridos e a vontade que dá é comprar um de cada cor! Pra não exagerar na dose, vamos começar com o jeito mais fácil, uma cor de cada vez:

1 – Um móvel colorido como destaque

móveis coloridos

Imagens: Pinterest

A maneira mais fácil de combinar móveis coloridos é com uma base em cores neutras e um móvel com cor de destaque. Veja como nessas duas situações foram usados o branco, o cinza e a madeira como cores neutras, mas o amarelo é o grande protagonista.

móveis coloridos

Móveis vermelhos – Imagens: Pinterest

No armário ou nas cadeiras, o vermelho fez toda a diferença para estes dois projetos. O branco, o cinza e a madeira também foram utilizados como base e fizeram os móveis coloridos se destacarem ainda mais.

móveis coloridos

Sofá colorido – Imagem: Pinterest

Muita gente torce o nariz para sofás coloridos. Achei este um ótimo exemplo de como um móvel pode chamar atenção de maneira delicada. Esta sala tem muitos quadros e objetos coloridos, mas os móveis, o piso e a parede são todos neutros, com exceção do sofá, é claro, que é o destaque da sala.

Agora vamos ousar um pouquinho mais, colocando mais cor no ambiente. Escolha uma cor e repita em vários móveis e objetos:

2 – Uma cor predominante

móveis coloridos

Decoração com móveis amarelos – Imagens: Minha Casa Minha Cara e Casa e Jardim

Veja como o fundo destes ambientes é mantido neutro e o amarelo é repetido em várias peças.

móveis coloridos

Decoração com móveis verdes – Imagens: Remodelista e Casa Abril

Aqui é o verde que está por todos os lados. Na primeira imagem, móveis diferentes e até as luminárias são da mesma cor. Na segunda imagem o verde é utilizado em todos os armários.

móveis coloridos

Imagens: Pinterest e Casa e Jardim

O aparador vermelho foi combinado com luminária, poster e também com as flores da mesma cor. Na cozinha laranja, a cor está nos armários, parede lateral, cadeiras e até nos utensílios. 

3 – Duas cores contrastantes

Pra ficar mais difícil mas, na minha opinião, muito mais interessante, escolha duas cores contrastantes:

móveis coloridos

Imagens: Casa Abril e Guia para decorar

Desta maneira, uma cor é usada para ressaltar a outra. Os móveis em azul turquesa ganharam ainda mais vida na combinação com o amarelo ou com o vermelho.

móveis coloridos

Imagens: Portal Teia e Design Sponge

O cinza faz o fundo perfeito para destacar os objetos amarelos e a mesa pink. Com o fundo branco, o contraste ficou entre o sofá verde e a poltrona rosa, mas a utilização do mesmo material para ambos, o veludo, tornou a composição mais harmônica.

móveis coloridos

Móveis com cores contrastantes – Imagem: Assim eu gosto

Este é um belo exemplo de como cores contrastantes podem ficar bem juntas. O sala toda clara, com acabamentos em madeira ficou mais aconchegante com os estofados coloridos.

4 – Mistura de Cores Frias

Para misturar mais cores sem medo de errar, siga com as cores frias:

móveis coloridos

Móveis com cores frias – Imagens: Casa Vogue e  Ideas Interior Design

Nesta sala acima, o que chama mais atenção é o móvel roxo, mas veja como existem outras cores ali convivendo de maneira harmônica, porque a predominância é das cores frias. No escritório, as cores utilizadas são bem vibrantes, mas sendo da mesma família, encontram uma unidade.

móveis coloridos

Decoração em cores frias – Imagem: Casa e Jardim

As almofadas coloridas trouxeram mais alegria ao sofá roxo, mas sem roubar a cena.

5 – Mistura de Cores Quentes

móveis coloridos

Decoração com cores quentes – Imagens: Decor Fácil e Casa e Jardim

As cores quentes são mais vibrantes, por isso acho uma pouco mais difíci de combinar. Nesta sala as cores foram utilizadas pontualmente, é o jeito mais fácil. Já na cozinha, foram usados planos generosos de vermelho e laranja, e ficou o máximo, não ficou?! É clara a sensação de aconchego que as cores quentes trazem.

móveis coloridos

Decoração com cores quentes – Imagem: Casa Vogue

Esta composição cheia de contrastes é bem ousada e a escolha da paleta de cores é evidente.

6 – Mistura de Tons Pastéis

Amarelinho, azulzinho, rosinha… Mais uma mistura de cores que não tem erro é a mistura com tons pastéis!

móveis coloridos

Decoração em tons pastéis – Imagens: Decora.me e Vintage and Chic Blog

Os tons pastéis combinam todos entre si, é como se misturássemos branco em todas as cores. Veja como transmitem paz e tranquilidade. Na imagem 23 predominam os tons de azul e verde, com alguns toques de rosa e amarelo. Na imagem 24 a intensidade das cores é um pouco mais forte e elas são bem divididas, cada móvel de uma cor.

móveis coloridos

Decoração em tons pastéis – Imagens: Harlig Themma e Digs Digs

Nestes dois ambientes foram escolhidas, basicamente, duas cores com tonalidades um pouco diferentes. Na imagem 25, rosa e azul, e na imagem 26, amarelo e azul.

7 – Mistura de Cores Fortes

Se tem uma mistura de cores que deve ser feita com muita cautela é esta!

móveis coloridos

Decoração com mistura de cores fortes – Imagens: Designed Interiors e House to Home

Nestas duas situações foram utilizados elementos parecidos: o fundo branco e o mesmo modelo de cadeiras, com cores diferentes. Na primeira imagem também tem o sofá estampado e colorido, mas veja como as cores das estampas são as mesmas da cadeira e é isso que traz unidade ao conjunto. Na segunda imagem o diferencial, que quase passa despercebido, é uma das cadeiras que tem o modelo diferente.

móveis coloridos

Decoração de salas com mistura de cores fortes – Imagens: Better Homes & Gardens e Oppa

Nestas duas salas foram escolhidas diversas cores para diversos objetos, todas fortes, mas com a mesma intensidade.

móveis coloridos

Decoração de salas com mistura de cores fortes – Imagens: Revista Glamour e Pouted

Aqui, uma mistura com cores de tonalidades diversas. Na sala de jantar, cadeiras diferentes e com cores diferentes. Mais uma vez, uma parede cinza ao fundo para ressaltar as cores.  Já na sala de estar fora usadas cores frias, em tonalidades mais escuras nos estofados, que contribuíram para dar destaque às mesas de centro, em tons vibrantes e quentes.

Existe uma infinidade de possibilidades para misturar cores, tanto nos móveis da sua casa quanto nas roupas que você usa. Tudo depende muito da personalidade de cada um. E aí, qual das combinações de cores tem mais a ver com você?

 

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Simplichique
    18-09-2015 at 19:15

    Olha aqui meu ponto fraco: coisas coloridas! Não posso ver nem utensílio de cozinha coloridinho que fico louca pra comprar… aos pouquinhos, tô decorando meu apê e vários ambientes têm elementos bastante coloridos; acho que ambientes e móveis coloridos nos dão uma sensação gostosa de alegria.
    Adorei seu post, obrigada por me mostrar! :)
    Um beijão!
    Manu

    • Reply
      Vivian
      19-09-2015 at 01:05

      Que bom que você gostou Manu!
      Por aqui tem novidades toda semana, volte sempre!
      Beijos
      Vivian

  • Reply
    Chaiane
    25-01-2016 at 11:08

    Que post completo! Nossa, adorei tudo mesmo!
    Dias desses escrevi um post sobre cores e combinações na decoração, mas o teu tem tanta inspiração linda, fiquei babando mesmo.
    Eu gosto muito da mistura de cores bem intensas, acho maravilhoso, porém, como divido a casa com meu namorado, ele acha bem exagerado e eu tenho que me controlar HEHEHEHHE

    Parabéns, teu post ta excelente, vou guardar para as próximas reforminhas.
    Beijo!

    • Reply
      Vivian
      25-01-2016 at 21:07

      Muito obrigada, Chaiane!
      Também tenho essa dificuldade de acertar meus gostos com os do meu namorado, acho que a maioria dos casais tem!!
      Segue a gente nas redes sociais pra ficar por dentro das novidades do blog 😉
      Beijos

    Leave a Reply