Arquitetura

Revestimentos pra cozinha – Backsplash

5 opções de revestimentos pra cozinha, usando o mínimo necessário

Já faz tempo que a moda de revestir todas as paredes da cozinha com azulejos, do chão até o teto, passou. Moda? Moda sim. Tecnicamente, a necessidade de revestimentos laváveis só existe mesmo, onde houver contato direto com água ou gordura, como próximo à pia ou ao fogão.

É aí que entra o backsplash, revestimento que é utilizado só onde for necessário, onde pode espirrar água ou comida. No restante das paredes dá pra usar tinta comum (látex ou acrílica) e fazer a manutenção com a mesma frequência que se faz no resto da casa. Além de ficar bonito, é uma economia e tanto pra obra! 

Com o revestimento feito em áreas menores, dá pra ousar um pouco mais, tanto nas estampas quanto nos materiais e muda completamente a cara da cozinha, olha só:

Pastilha

revestimentos

Imagens: Casa Vogue e Sinato

A pastilha é uma opção muito procurada, tem uma infinidade de cores e formatos disponíveis no mercado. O preço varia bastante, dependendo do material. Uma peça de 30x30cm de pastilhas de vidro custa a partir de 20 reais. Prefiro as pastilhas de vidro ou porcelana porque além de serem lindas, tem um bom acabamento nas bordas.

Azulejo cerâmico

Azulejo cerâmico para revestimento de cozinha

Imagens: The Style Box e Casa e Jardim

O bom e velho azulejo cerâmico nunca sai da cozinha! Mudam-se os formatos e acabamentos mas eles sempre estão por lá. Os subway tiles (ou azulejos de metrô) são os queridinhos da vez, dão um toque retrô à cozinha e ao mesmo tempo são clássicos. As peças em formato hexagonal também estão super em alta, nós falamos mais sobre elas aqui. As estampas gráficas também estão com tudo, especialmente as em preto e branco.

Pedra

Granito e mármore para revestimento de cozinha

Imagens: Casa e Joanna Laajisto

Atemporais e resistentes, os mármores e granitos ficam ótimos no backsplash. Dá pra usar o mesmo material da pia e isso causa uma unidade que não tem erro, além do que a ausência de rejuntes facilita a limpeza. No caso de deixar uma faixa de parede só com tinta perto do fogão, como na imagem da esquerda, é ideal que seja uma tinta lavável, caso contrário esta área não vai ficar bonita por muito tempo.

Vidro

Vidro para revestimento na cozinha

Imagens: Casa Baunilha e Casa e Jardim

Outra opção para poucos rejuntes é o vidro. É um material também muito versátil, pode ser colorido, fosco, transparente… A instalação é rápida e fácil, por isso é uma ótima opção pra quem quer mudar a cozinha sem quebra-quebra. Pode ser instalado por cima de azulejos antigos preso por botões de aço inox. Se for colocado perto do fogão, o ideal é que seja vidro temperado, por suportar melhor alterações de temperatura. Não é tão barato, mas vale a pena pela praticidade.

Cimento Queimado

Cimento queimado como revestimento para cozinha

Imagens: Pinterest e Casa e Jardim

Antes só usado como revestimento de pisos, ultimamente o cimento queimado está aparecendo em todos os cantos da casa.  Ele tem tudo a ver com decoração no estilo industrial. A aplicação exige mão de obra especializada e por isso pode ficar um pouco mais caro. Quando aplicado em planos pequenos, não precisa de juntas, gerando uma grande superfície uniforme.

Com um material ou outro, a ideia é sempre a mesma: proteger a parede. Então antes de se decidir pelo material veja o que vai atender melhor às suas necessidades e trazer mais praticidade ao seu dia-a-dia. Se você cozinha bastante, por exemplo, é melhor que o backsplash seja mais alto e com menos rejuntes. Mas se você for como eu, uma faixa pequena de pastilhas dá conta do recado! haha 😉

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Babi Vincenzi
    07-01-2016 at 21:58

    Nossa, eu ameeei a cozinha com azulejos hexagonais! Eu adoro amarelo com preto, com cinza… acho tão lindo <3
    Adorei o post, como sempre! hehe
    Beijos

  • Reply
    camila
    13-01-2016 at 15:36

    Já enjoei das pastilhas, de resto tudo lindo hehe
    http://voceprecisadecor.com.br/

  • Reply
    portaadentro
    13-01-2016 at 16:31

    Oi Camila. Realmente as pastilhas já estão em alta há bastante tempo. Que venham outros tipos de revestimento de parede e backsplash!

  • Leave a Reply